Home

O Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI) procurou reunir um vasto leque de oradores e formadores da área das Relações Internacionais para mostrarem a alunos de todo o país o melhor que as RI têm para oferecer e desmistificar alguns conceitos.

A mesa redonda do ENERI inicou-se com a preocupação criada pelas chamadas “soft borders”, que transportam um problema acrescido, a sua intangibilidade.

A Declaração Schuman que visava a criação de um projeto de carácter supranacional – a CECA – e assente num conceito fundamental de solidariedade, está nos dias de hoje a falhar por completo.  Estava traçado um objetivo específico – criar uma federação europeia. Hoje, tal não se verifica. Ainda assim, o pensamento da UE enquanto ator normativo quer na academia, quer no discurso poítico e público, marca um cenário de contrapoder ao exercício hegemónico do poder norte-americano.

Neste debate, fez-se uma referência à “Europa dos Estados Desunidos”, situação que caracteriza a UE de hoje e que contrapõe a ideia de Jean Monnet. Atualmente presenciamos grandes crises. Por um lado uma crise securitária, pelos atentados terroristas em palco europeu, dos quais destacamos Madrid, Londres, Paris ou Bruxelas. Na opinião dos oradores, neste ponto o problema não é a ausência de uma grande diversidade de estratégias mas sim o compromisso de uma cultura de estratégia na luta contra o terrorismo. Por outro lado, a crise económica de 2008, cujos efeitos acabam por convergir com uma crise humanitária, originada pela procura de refúgio, segurança e apoio em larga escala no espaço europeu. Por isso, na visão dos oradores, devemos olhar para as crises como um momento de mudança “(…) A Europa far-se-á nas crises e a Europa será a soma das suas respostas”.

O debate concluiu-se retomando a questão das soft borders, onde se defendeu o acentuar deste problema sempre que se reforçarem as fronteiras físicas, gerando um aumento da disriminação e da relação de oposição ao outro em termos ideológicos, espaciais, culturais e religiosos.

Equipa Mundus, Sara Pinto e Joana Prata.

12888605_1053056784767207_4669315108263572236_o

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s